1.º Seminário a saúde do homem negro

Neste mês de outubro, o Instituto Coisas de Gente Preta enaltece a trajetória e o compromisso dos irmãos que compõem a Confraria de Homens Negros do Rio de Janeiro, destacando a figura de um dos  fundadores, Sr. Damião Chagas, homem de Axé, cultura e compromisso com o povo preto.
 
Natural do Largo do Pedregulho, na Comunidade do Tuiuti, e atualmente morador de Santa Teresa, na Centro, Damião carrega no olhar e na prática cotidiana a firmeza de quem faz da luta preta um ato contínuo de resistência e reconstrução.
 
Atuante nas frentes da Frente Ampla Suburbana, do Viradão Cultural Suburbano, engenheiro eletricista, produtor cultural e sócio do IPCN, Damião é um articulador incansável da cultura negra carioca.
 
Foi ao lado de dois primos — que a confraria carinhosamente chama de “palavra de contraponto” — que a irmandade deu origem à Confraria: Fernando Luiz, o Nando,  anfitrião da Casa do Nando, e Cosme Felippsen, guia turístico, cria do Morro da Providência, que são os idealizadores da Confraria. Deste trio de consciências nasce um espaço de fortalecimento, cujo primeiro encontro se deu justamente no Quilombo Urbano Casa do Nando.
 
Os pilares da Confraria se sustentam sobre três fundamentos essenciais:
1.Apoio mútuo entre homens negros;
2.Discussão e formulação de políticas públicas;
3.Construção de uma sede própria que sirva de referência e acolhimento.
 
Mais que um grupo de reflexão, a Confraria de Homens Negros do Rio é uma força ativa que realiza seminários e conferências em prol da causa preta, apresentando demandas ao Ministério Público e contribuindo de forma direta para a construção de um Brasil mais justo e consciente de sua ancestralidade.
 
No próximo dia 18 de outubro, o movimento realiza o 1º Seminário de Cuidado à Saúde Mental, Física e Religiosa do Homem Negro, no MUHCAB, a partir das 10h da manhã, com atividades durante todo o dia.
 
O encontro contará com a presença de personalidades e lideranças da luta preta, entre elas o Professor Doutor Babalorixá Ivanir dos Santos, Rolf Malungo de Souza, antropólogo, professor da UFF, que esquisa Masculinidade Negra e Estudos Urbanos e Relações Raciais, entre outros primos, reafirmando o compromisso da confraria com o bem-viver, a espiritualidade e o cuidado integral do homem negro.
Lembrando que este seminário é aberto a todas as pessoas que tenham interesse nesta pauta segue o link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAIh2J45EumcCIA2czQ9Sbnm9pMkC4wwsVOlSbYESaxzhfTw/viewform?usp=preview 
Scroll to Top