ENTRETENIMENTO
Zezé Motta está celebrando 60 anos de carreira
O momento será celebrado com uma série de projetos, incluindo uma peça teatral intitulada “Vou fazer de mim um mundo”, que estreou no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.
A peça, que já teve temporadas de sucesso em Brasília e Belo Horizonte, é um monólogo inspirado em um livro de Maya Angelou.
Zezé Motta é uma figura icônica na cultura brasileira, com uma longa e diversificada trajetória no teatro, televisão, cinema e música. Além de sua atuação como atriz e cantora, ela é conhecida por seu ativismo e luta contra o racismo, tendo criado o Centro de Documentação e Informação do Artista Negro (CIDAN) em 1984.
Zezé Mota também foi frequentadora do IPCN (Instituto de Pesquisas das Culturas Negras)
Festival mulheres negras
Ei, parceira! 📣
O Festival Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver tá chegando (próximo sábado, 23/8, das 10h às 18h no Centro de Artes Calouste Gulbenkian – R. Benedito Hipólito, 125, Praça XI, Rio de Janeiro) e queremos seu apoio para alcançar ainda mais meninas e mulheres negras. 🙌🏾 Vem com a gente nessa?
Mobiliza sua rede aí! Você pode:
🔶 Encaminhar o card e mensagem de divulgação nos seus grupos do Whatsapp
🔶 Gravar um vídeo curtinho, utilizando um dos roteiros sugeridos
🔶 Avisar nos stories que sua presença está confirmadíssima, usando a moldura “Eu vou!”
💥 Encontre mais ideias, legendas e recursos gráficos aqui no Kit de Ferramentas: https://bit.ly/divulgafestival
👉🏿 Se precisar de suporte, fale com a gente por DM no Instagram @festivalmnreparacaoebemviver.
Levanta, marcha e vem pro festival!
Roda de samba
Evento histórico do samba em homenagem ao grande Mestre Candeia dia 17 a partir das 13h na Portelinha.
Candeia se tornou aos poucos uma liderança no samba, com questionamentos e reflexões sobre a formação negra do País.
Passou a representar a alma do samba, com profunda inserção no meio, e foi associado ao gênero no nível que só Cartola e Nelson Cavaquinho alcançaram.
A série Resistência através de um processo simplificado pela Rede Globo
A série documental “Resistência Negra”, disponível no Globoplay, aborda a história da resistência do povo negro no Brasil, desde a chegada dos primeiros africanos escravizados até os dias atuais. A série, com cinco episódios, utiliza a construção de um carro alegórico como fio condutor para apresentar narrativas e exemplos de resistência.
A série começa com o desembarque de africanos escravizados em tumbeiros, destacando a exploração do povo preto no país. O primeiro episódio, intitulado “Tecnologia Ancestral”, explora a resistência por meio do aquilombamento, mostrando como essa forma de resistência, que surgiu no período da escravidão, se transformou em bandeira dos movimentos negros contemporâneos. A série também aborda a perseguição e tentativas de apagamento da identidade do povo negro.
“Resistência Negra” não se limita apenas ao período da escravidão, mas também explora a luta do povo negro pela conquista de direitos, acesso à educação, universidade, mercado de trabalho e participação na política e nas artes. A série celebra o acesso do povo preto ao ensino formal e à participação em cargos públicos.
A série é criada por Ivanir dos Santos, com roteiro de Paulo Lins, Mariana Jaspe e Grace Passô, e direção geral de Mayara Aguiar. “Resistência Negra” foi lançada em novembro de 2023 e exibida pela primeira vez na TV Globo após o programa “Som Brasil”.
Lia vieira convida a todos para sua obra na bienal do livro
Dia 19 de junho na Bienal do livro às 19:00 h, na casa do conhecimento e da leitura, Obra: Oralidade agora se escreve
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO-RJ
- Foram notáveis a rica diversidade de visões sobre a CONJUNTURA NACIONAL, e o alinhamento: sobre a necessidade de analisar as duas coisas juntas – CONJUNTURA NACIONAL E LUTA CONTRA O RACISMO;
- Houve, também, total convergência, sobre a necessidade de re-constuir a UNIDADE NA DIVERSIDADE E NA LUTA, JUNTO COM NOSSA GENTE, e não apenas nas “bolhas” de militantes conscientes, etc, etc;
- Decidimos coletivamente priorizarmos a construção de ESPAÇOS DE DIÁLOGOS JUNTO COM NOSSA GENTE, aprimorando nossas análises, estratégias e ações – MOVIMENTO NEGRO NA RUA, em áreas de maior circulação de pessoas, nos bairros;
- E, também, de articular ESPAÇOS DE DIALOGOS em escolas, com perspectiva de ampliar a participação no MOVIMENTO NEGRO NA RUA.
CONVITE | LANÇAMENTO DO LIVRO “FAVELISMO”
Alô galera da Frente Favela Brasil do estado do Rio de Janeiro
Nas vielas da favela onde o Estado só chega com repressão, nasceu uma ideia revolucionária.
É com alegria que convidamos você para o lançamento de Favelismo – o livro e a filosofia – de Geraldo Coelho (Gê Coelho), pensador, ativista e mestre em Filosofia. A obra propõe um novo modelo econômico, político e social, inspirado nos saberes e nas vivências das favelas brasileiras.
Quando: Domingo, 25 de maio, às 15h
Onde: Livraria da Travessa – Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo, RJ
Venha conhecer essa proposta transformadora e celebrar a potência das ideias que nascem onde poucos têm coragem de olhar.